quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Quem veio primeiro, o carro ou a moto?

A moto e o carro podem ser considerados como as duas invenções que revolucionaram o mundo dos transportes. E que desde a sua invenção continuam a cada dia se aprimorando tecnologicamente. Mas nos perguntamos, quem veio primeiro a moto ou o carro? Quem foi inventado primeiro?
Citroen Survolt e Agni Z2, ambos elétricos.
Primeiramente, vamos analisar duas invenções que considero o ponto de partida, ou a fonte de inspiração para a invenção da moto: a invenção da bicicleta e a invenção do motor.

Gottlieb Daimler

A bicicleta é um meio de transporte muito antigo e considerado o mais utilizado no mundo, são encontrados diversos traços antigos da existência da bicicleta, inclusive de projetos do inventor Leonardo da Vinci, por volta de 1490, porém o alemão Karl Von Drais, é considerado o inventor da bicicleta, pois em 1817 ele implementou um brinquedo chamado celerífero, onde era construído de madeira com duas rodas interligadas por uma vida e um suporte para o apoio das mãos, onde o "ciclista" utilizava somente os pés para se locomover, semelhante ao desenho dos Flintstones. Mas no século XIX, em meados do ano 1820, os escocês Kirkpatrick McMillan, obteve a tração da roda traseira, e os ciclistas puderam se locomover sem colocar o pés no chão. Anos se passaram e a bicicleta recebeu diversos incrementos e aperfeiçoamentos, como o chassi feito de aço, pedais acoplados a engrenagem, e a substituição das rodas que eram de madeira, ferro ou borracha maciça por um tubo de borracha oco preso a roda e inflado com ar, graças a idéia de um veterinário escocês John Boyd Dunlop em 1887. Entretanto, anteriormente, em 1867, um americano chamado Sylvester Roper desenvolveu uma bicicleta movida a um motor a vapor (acionado por carvão), podendo ser considerada a primeira motocicleta. Porém a história aponta o alemão e engenheiro mecânico, Gottlieb Wilhelm Daimler, como o inventor da motocicleta, onde ele e seu parceiro de engenharia August Wilhelm MayBach, construíram uma moto com quadro e rodas de madeira composto por um motor de combustão interna em 1885, onde a velocidade máxima atingida era de 18 km/h e o motor gerava 0,5 cavalos de potência. 
Réplica da primeira moto de 1885 de 0,5cv.
Vemos portanto que é muito incerto afirmar em que data foi inventada a moto, da mesma forma a invenção do carro, onde a história afirma que a primeira patente do automóvel com motor a combustão por gasolina foi em 1885 por Karl Benz, vemos portanto que ambas invenções sofreram uma estrada longa e sinuosa de pesquisas e identificar quem exatamente inventou cada uma elas não é fácil. Mas desde sempre estas invenções vem trazendo cada vez mais novas tecnologias e independente da data da invenção e de sua origem, temos a gratidão por todas as pessoas que participaram de ambas invenções que até hoje auxiliam o homem em suas atividades do dia-dia e no seu lazer.
Ducati 1199 Panigale 2013 de 195cv.


Um abraço e um Feliz 2014,
NERiders

2 comentários:

  1. Obrigado, tirou minha dúvida,a bicicleta foi inventada primeiro que o carro.


    ResponderExcluir
  2. Hahahaha falou, falou e não tirou a dúvida...

    ResponderExcluir