segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Moto do Mês #01 - HONDA CBR 1000RR FIREBLADE

Todo mês, o blog NERiders mostrará a história e as características de uma moto diferente. E pra começar o "Moto da Semana" com chave de ouro, falaremos de uma moto que é um sonho para muitos e que inclusive se encontra no slogan do título do blog: 


A Honda CBR 1000rr Fireblade.

Honda CBR 1000rr Fireblade Repsol 2013.

Na verdade, a CBR 1000rr Fireblade nem sempre teve este nome, quando foi lançada em 1992, através das ideias de Tadao Baba, o pai da Fireblade, se chamava CBR 900rr Fireblade (893 cm³), buscando ocupar uma lacuna de motos entre as 750cc, categoria que na época era ocupada pela Honda VFR 750, e as 1000cc, que era representada pela Honda CBR 1000F.

Honda CBR 900rr Fireblade 1992 (893cm³).

Posteriormente, em 1996, a Fireblade ganhou um motor maior, de 919 cm³ e um chassi melhor para facilitar o desempenho nas curvas. Mas foi no ano 2000 que a Fireblade ganhou o sistema de injeção eletrônica de combustível e passou para um motor de 929 cm³ que gerava aproximadamente 154 cv, praticamente 24 cv a mais que a sua versão anterior. 
Honda CBR 900rr Fireblade 2000 (929 cm³).

Em meados do ano 2002, aumentaram ainda mais o motor da Fireblade, desta vez para 954 cm³, além de um reposicionamento das pedaleiras para permitir um ângulo de inclinação maior nas curvas, além de uma mudança no visual que não visava apenas a estética mas uma melhor performance aerodinâmica.

Honda CBR 900rr Fireblade 2002-2003 (954 cm³) de 154,39 cv.
Mas a revolução veio em 2004, inspirada na entrada de motores de 1 litro na MotoGP, a Fireblade recebeu o nome que permanece até hoje, CBR 1000rr Fireblade, com um motor de 998 cm3. Mas a revolução não foi somente no nome, a moto recebeu diversas novidades em seu conjunto, um amortecedor de direção eletrônico da Honda, uma balança traseira onde o amortecedor é fixado na parte interna (Chamada de UNIT PRO-LINK), além de uma melhor centralização de massa e redução de peso e a mudança da saída do escapamento para debaixo da rabeta.
Honda CBR 1000rr Fireblade 2004 (998 cm³) de 171,3 cv.
Em 2006, foram feitos alguns ajustes no modelo, mais leveza, melhorias na suspensão e algumas alterações no design. 

Honda CBR 1000rr Fireblade 2006 (998 cm³)
Dois anos após, a Fireblade foi totalmente renovada, uma moto totalmente nova, motor mais potente, moto mais leve, sem falar no design totalmente diferente e a brusca mudança do escapamento que anteriormente era debaixo da rabeta para um escapamento curto do lado direito da moto. Além disso, novas tecnologias de ponta foram aplicadas no projeto, como a embreagem deslizante, novo amortecedor eletrônico de direção, novas suspensões e posteriormente em 2010, o útil sistema de freios ABS controlados eletronicamente.

Honda CBR 1000rr Fireblade 2008-2011 (999 cm3) de 177 cv.
Em 2012, a Fireblade, remodelou seu design com novos faróis, rodas e carenagem superior e um painel mais completo. Permanecendo os freios ABS sem acrescentar as novas tecnologias do mercado, como o controle de tração e opções de mapeamento do motor, incrementos que são encontrados nas suas concorrentes.

Honda CBR 1000rr Fireblade 2012-2013 (999,8 cm³) de 178 cv.

Agora, qual será o futuro da histórica Fireblade? Qual será as novas inovações aplicadas no projeto? Só o tempo e a Honda dirá.

Um grande abraço,
NERiders.


4 comentários:

  1. Velho gostei muito da historia da Fireblade...To gostando muito do site abraço :P

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    1. Olá amigo, muito obrigado por sua atenção e muito obrigado por sua visita no blog.
      Se tiver qualquer sugestão ou dica pode ficar a vontade. ;D

      Um grande abraço,
      NERiders.

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  2. gostaria da ajuda para encontrar o interruptor do neutro da cbr 900 rr ano 1997. Obigdo

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