terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Moto do Mês #02 - Yamaha FZ1N

Esta semana quero falar de uma moto que ainda não chegou no mercado brasileiro, uma moto concorrente da Honda CB 1000r e da Kawasaki Z1000, a Yamaha FZ1 N. A moto foi lançada em 2006, que nada mais é uma versão naked (com motor à mostra) de sua irmã semi-carenada, a FZ1 Fazer ou somente FZ1 como é chamada em alguns países, que já era produzida desde 2001.


Yamaha FZ1 2013 de 150cv.

Como foi dito acima, a Yamaha FZ1 teve seu inicio com um motor (de 998 cm³) e chassis derivados da R1 2006, onde nasceu com um design robusto e marcante e excelente dinâmica de condução.

Para entendermos melhor e de forma mais ampla como se seguiu o projeto da FZ1 segue abaixo a ordem cronológica das mudanças ocorridas em cada ano: 

2006: A FZ1 é apresentada como uma versão naked da FZ1 Fazer, com motor e chassis derivados da R1.

2007: A Yamaha deu uma suavizada no amortecedor traseiro, que antes era muito rígido.
O sistema de injeção eletrônica de combustível foi atualizado.

2008: O modelo não sofreu praticamente nenhuma alteração em relação ao de 2007

2009: O modelo não sofreu praticamente nenhuma alteração em relação ao de 2008 e ao de 2007.

2010: O modelo veio com o mapeamento de ECU (Unidade de Comando Eletrônico) revisado para dar melhores respostas em baixas e médias rotações.

2011: O ECU foi novamente remapeado para dar melhores respostas em baixas velocidades.

2012: O modelo não sofreu praticamente nenhuma alteração em relação ao de 2011

2013: O modelo não sofreu praticamente nenhuma alteração em relação ao de 2012, tendo o mesmo motor derivado da R1, oferecendo 150cv de potência.


Yamaha FZ1 N Abarth Asseto Corse 2009,
Edição especial que foi exposta em um evento em homenagem a Carlo Abarth (1908-1979), um designer de automóveis e cinco vezes campeão europeu de motociclismo.

Como vemos de 2006 para cá, é uma moto que não teve mudanças significativas no projeto, nem mesmo no design, mas o que surpreende é que mesmo sendo uma moto com um projeto com mais de 7 anos, a FZ1 ainda permanece eficaz e bonita. É uma pena que esta moto não esteja no mercado brasileiro, é uma moto que iria trazer incômodo às concorrentes mesmo tendo um projeto "desatualizado". No entanto, a Yamaha não pronunciou nada a respeito da FZ1 no Brasil, assim, infelizmente nos resta esperar.


Um grande abraço,
NERiders.

2 comentários:

  1. Sim q pena....coisas boas sempre esbarra nas restriçoes impostas pelos comerciantes menos detalhistas as coisas do 1° Mundo.
    possuo uma FZ1 2008 semi-carenada)linda com 6 milhas rodados. e digo com propriedade quando vc rosca o punho com vontade e tendo pista a moto come asfalto facil...
    Realmente a moto e fantastica!!!!

    ResponderExcluir
  2. Essa moto tem que vim pro Brasil aí si vai ganhar da ronda todas motos da yhamara são boa xj6 e fz600 são top
    Tem que aparecer pro braBra

    ResponderExcluir